Rafael Macedo

O compositor, arranjador, violonista, pianista e cantor Rafael Macedo lançou em 2018 pela Rocinante seu segundo disco Microarquiteturas, com o grupo Pulando o Vitrô. Em 2009 lançara, com o mesmo grupo, Quase em Silêncio.

Macedo venceu as edições de 2006 e 2013 do Prêmio BDMG Instrumental. Em 2010, com o grupo qUEbRApEdRA, conquistou o Prêmio Circuito Funarte de Música Popular.

Macedo habitualmente comparece como arranjador em discos de artistas da atual cena belorizontina (Coletivo Ana, Leonora Weissmann, Graveola, Leopoldina Azevedo).

Em 2015, dividiu o palco com Hermeto Pascoal no Projeto Meio de Campo. No rol de artistas com quem trabalhou estão UAKTI, Gabriel Grossi, Misturada Orquestra, Kristoff Silva, Juliana Perdigão e Antonio Loureiro.

Desde 2008, Rafael Macedo ministra aulas de musicalização, prática em conjunto e criação, em instituições como a Fundação de Educação de Artística e Arena da Cultura (Elas), dois importantes centros de formação artística e musical do estado de Minas Gerais.

As composições de Macedo traduzem sua constante pesquisa harmônica, textural, tímbrica e semântica, e assim carreiam elementos de rock, da música europeia de concerto e das músicas étnicas não europeias.

Microarquiteturas

Rafael Macedo & Pulando o Vitrô

R 003 | junho 2018